Pages

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Entrevista: Gabriel Dearo e Manu Digilio revelam bastidores do livro “As Aventuras de Mike”

Sucesso de vendas no Brasil, o livro As Aventuras de Mike cruzou fronteiras e chegou em terras europeias no início de julho. A obra criada pelos youtubers Gabriel Dearo e Manu Digilio foi lançada em Portugal e em uma semana conquistou o primeiro lugar de vendas na categoria infanto-juvenil das livrarias Fnac e Bertrand.

O livro foi criado em formato de diário e traz em tirinhas os personagens do canal Falaidearo, interpretadas pelo próprio casal, que formam uma família divertida, comum e muito querida pelos seguidores, como Mike, Priminha Irritante e Robson, a capivara de estimação.

Em entrevista à todateen, Gabriel e Manu revelam detalhes e curiosidades da história, além de comentar sobre a relação com o público. Spoiler? Tem segundo livro no forno!

Em qual momento vocês decidiram que era hora de escrever um livro?

Manu: Quando começamos o canal Falaidearo juntos, a ideia era criar vídeos com situações do dia a dia que todo mundo passa ou já passou, em formato de esquetes, e com o tempo foram surgindo alguns personagens naturalmente em que eu e o Gabriel atuamos, daí o público foi gostando muito. Quando notamos dava pra formar uma família com todos aqueles personagens. E assim surgiu a ideia de criar um livro com esses personagens tão amados, apresentando eles em uma proposta diferente da que o público já conhece no canal.

Algum de vocês já tinha escrito um livro antes? Deu medo na hora de começar o projeto?

Manu: Não, “As Aventuras de Mike” foi o nosso primeiro livro. Como era algo novo, deu aquele friozinho na barriga, sabe?! Se realmente conseguiríamos transformar todas as nossas ideias em uma história redondinha. Mas acho que como já conhecíamos muito bem os personagens e como cada um deles agem em determinadas situações, foi bem mais tranquilo escrever.

Qual foi a parte mais divertida de escrever o livro?

Gabriel: Diferente dos vídeos que algumas ideias acabam sendo limitadas, no livro tivemos a liberdade de criar histórias muito absurdas, que seriam bem difíceis de realizar na vida real.

Manu: Uma das histórias que mais rimos juntos enquanto escrevíamos, é de quando a Priminha Irritante cisma que quer um pedaço da lua.

Quem é o garoto Mike?

Gabriel: O Mike é um garoto de 12 anos, que adora jogar seu videogame e comer salgadinhos, ele é bem desastrado e péssimo com as garotas. Tem uma irmã de seis anos que adora aprontar com ele, e seu melhor amigo se chama Nando, o ser humano mais distraído do mundo.

Vocês pensaram em outros animais para a Capivara Robson? Por que escolheram a capivara no final?

Manu: A capivara Robson foi um dos personagens que surgiu naturalmente no canal por causa de uma piada em uma cena do vídeo “Viagem em Família”. Neste vídeo, a mãe do Mike precisa arrumar as malas para viajar, mas quer levar tudo, inclusive uma capivara.

Gabriel: O público gostou tanto deste novo personagem, que fizemos uma votação com alguns nomes, e Robson ganhou de lavada.

Alguma situação ou personagem do livro foi inspirado na vida real? Qual desses momentos ou pessoas são os mais marcantes?

Manu: Sim, tem alguns momentos que passamos na vida real e adaptamos para os personagens. Uma delas está na cena final do livro, sem falar muito spoiler. o Mike recebe uma notícia de sua mãe que mudará sua vida para sempre, e essa cena, exatamente como contamos no livro, aconteceu comigo e minha família, uns seis anos atrás.

Gabriel: Outra cena da vida real, é quando o Mike passa por uma vergonha na frente de duas amigas, essa aí aconteceu comigo e foi um mico bem grande.

Qual parte do livro é a favorita de vocês?

Manu: Acho que a parte que eu mais gosto é um momento do livro em que revelamos porque a personagem Priminha Irritante é chamada assim.

Gabriel: Eu gosto muito da Revolta do Robson. Um momento em que a Capivara Robson está chateada com algumas coisas, e faz uma baita bagunça.

Vocês tinham um diário quando eram mais novos? Que tipo de coisas escreviam?

Manu: Eu tive alguns, e gostava muito. Eu sempre escrevia como foi o meu dia, e até alguns conselhos pra mim mesma, já até gravamos um vídeo reagindo a um desses diários que tive.

Quando vocês começaram a escrever o livro imaginavam que a história chegaria até o outro lado do oceano?

Manu: Esse livro é o projeto que mais nos orgulhamos até hoje, queríamos muito que fizesse sucesso, mas não imaginávamos que chegaria na Europa. Hoje, é incrível pensar que conseguimos alcançar tantas pessoas com esse livro que escrevemos com tanto carinho.

Que tipo de mudanças e adaptações tiveram que ser feitas na história e linguagem para a história se adaptar ao público de Portugal?

Gabriel: A história é a mesma! Mas precisamos adaptar algumas piadas, e também algumas expressões para o público de Portugal. Apesar de Brasil e Portugal falarem a mesma língua, o português, tem muitas diferenças em expressões e jeito de falar.

O que vocês mais amam sobre as interações com os fãs?

Manu: É tão gratificante receber esse carinho dos fãs. O que eu mais amo é saber que muitas famílias se reúnem na sala pra assistir aos nossos vídeos, desde filhos até pais e avós.

Os fãs inspiram vocês a criarem novas histórias?

Gabriel: Acho que a palavra certa é motivação. Amamos o nosso trabalho, tanto na produção de vídeos, como nos livros, e recebemos muitas mensagens de fãs dizendo: “Eu estava um pouco triste, e assisti um vídeo que me alegrou”. Esse tipo de mensagem não tem preço, e motiva muito a gente a continuar nosso trabalho, e criar novas histórias.

Quantas aventuras de Mike ainda vem por aí? Podemos aguardar novos livros?

Gabriel: Já temos um segundo livro no forno! A história já está pronta e é uma continuação do primeiro livro, no momento está no processo de criar todas as ilustrações. E olha, esse segundo livro está tão legal e engraçado quanto o primeiro.